segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Estrelas que se apagam...

É noite de Natal. Os sinos tocam, o vento sopra... a chuva cai. E o céu? Está tão escuro.
Queria aquela estrela. Aquela que brilhava pra mim quando pequenina... E seu eu chamasse vem forte ela chegava até mim.

Mas o céu aqui é tão escuro... luzes aqui são de avião. A noite parece infinda. E em dias como este recordo outras estrelas que deixaram de brilhar aqui na terra pra iluminar o jardim de Deus.

Escutei isso várias vezes e não conseguia entender... "Deus escolheu ele (a) pois quer é gente boa perto dele"... Sim, essa é a resposta que tenho ao questionar porque minha mãe? Por que fulano ou ciclano?
Penso que existe tanta gente ruim neste mundo que Deus deveria pensar um pouco mais ao distribuir esse mal. Mas dai vem essa resposta.

E hoje resolvi pensar nisso. Enfim, eu concordo. De todos que passaram por nós nesse tempo de batalha, sempre conhecemos histórias e pessoas incríveis. Não é nada justo que seja assim, mas quem sabe é Deus né. Talvez seja porque são tão eficientes que já cumpriram seu mandato aqui na terra e já pode partir.

Sendo assim, quero homenagear algumas dessas pessoas que muito me ensinaram e que amo muito. Sim, nos tornamos uma familha quando estamos na mesma luta.

  • Adriana

Conheci essa família em 29 de outubro quando minha mãe recebeu alta da UTI e foi transferida para o quarto. Lá estava uma bela jovem deitada no leito do hospital, ao seu lado a sua irmã Cristina e seu namorado.
Durante os dias que se passaram conhecemos muitos parentes e amigos que a visitavam e sempre com um carinho enorme nos contava quem era aquela jovem que enfrentava essa tão terrível batalha.
Não tenho palavras para imaginar a força que ela tinha, pois além de sua batalha a sua mãe também enfrenta o cancer pela terceira vez. Seus familiares estão todos de parabéns. Não a deixaram só por um minuto sequer. Até que ela descansou.

  • A Lu e Seu Sérgio
Pouco tive contato com ele em específico, mas conheci sua esposa mais de perto. Uma mulher que realmete entendeu o na saúde e na doença. 
Lu, que Deus possa confortar seu coração e de seus familiares.
Eu sei que é difícil sorrir quando o mundo parece desabar, mas não deixe esse seu brilho apagar viu? Você fez meus dias no NACE melhor com sua alegria de viver mesmo em momentos difíceis.
  • Sheila e seu pai

 Essa loira entrou no quarto da mãe um certo dia. Veio ver como ela estava. Como pode ser? Ela acabou de chegar e já conhece todo mundo? 
Pois é, lá no NACE é assim. Você vê a pessoa e já na primeira vez parece conhecê-lia de toda a vida. Passamos pelo mesmo caminho, sentimos a mesma dor. Somos unidos por um elo invisível que nos faz tão prósimos. Partilhamos momentos que se tivéssemos só seriam ainda mais dolorosos. 
Por isso minha querida, pode ser que a gente nunca mais se encontre, mas você estará para sempre em meu coração.Como a loira que cuidava de seu paizinho e de todos que estavam a sua volta. 
Ele com certeza está descansando agora, e peço que faça o mesmo aqui na terra. Esses dias foram sifíceis não é mesmos?
  • Leninha 
Leninha... Hoje fiquei sabendo que voce agora brilha no céu... Jamais vou lhe esquecer viu? Seus cabelos macios como flocos de algodão... Sua fala macia... Que Deus ilumine seu caminho. Descanse minha garota
Essa foi a mais marcante nessa história toda. Com uma família linda, filhas lindas. Lá estava ela quando chegamos ao recanto. Nossa companheira no quarto 21. Mudamos de quarto, nos separamos por um tempo, mas voltamnos. Mesmo quando parecia estar acabando eu sabia que não era a hora. Talvez tivesse sido assim para que eu pudesse ter a oportunidade de abraçar sua filha e dizer vai dar tudo certoQuantas vezes eu precisei de um abraço assim e me via sozinha. A sensação de acalmar um coração é tão gratificante. Mas um dia a hora chega para todos nós. E sabíamos que a dela estava perto. Seu soninho pesado... parecia que nos preparava. 
E hoje ela se foi.
 Dona Bela você foi a melhor mãe que a minha mãe podia ter nesses momentos difíceis. Seus cuidados infindáveis, seu carinho com todos. Conheci uma pessoa tão grande que seria impossível descrever em palavras. Espero que a vida nos permita reencontrar. Pessoas como a senhora é sempre bom ter por perto.  

_________
É assim amigos... A vida que vivemos. Seja no NACE ou no ICESP, sempre uns vem e outros vão. 
No recanto a sensação que tenho é que um vulto está passando e bate em cada porta. Uma hora chegará a sua. Espero estar enganada. Mas a dias em que mais de 7 se vão. É difícil não se apegar a pacientes... familiares... é quem temos, é quem somos. 
Fico por aqui com meu coração apertado. São tantos anjos que passam por nossas vidas, são tantos corações que choram. Será que assim saberei como agir quando chegar a hora? Será que existe um manual?
Quem tiver um me envie...
    

2 comentários:

  1. Oi querida Sara,
    Se estivesse perto queria tanto te dar um abraço, aquele em que a gente não precisa dizer nada, apenas pra deixar o outro descansar um pouco. Tenho certeza que tudo está sendo difícil e pesado demais, e que vc tem tentado ser forte o tempo inteiro,um apoio e um abraço fazem toda diferença.
    Fique com Deus, bjos

    ResponderExcluir
  2. São tantas pessoas que passam por nós, cativam nossos corações e se vão.. Como passar por estes momentos e não sofrer.. Como esquece-los ou simplesmente não sofrer pela dor dos amigos e companheiros que fizemos nessa caminhada.. é realmente é impossível não sofrer ou esquece-los.. Acho que tenho que aprender a conviver com as perdas e a sofrer de forma moderada.. se é que isso é possível...

    ResponderExcluir