terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Cicatriz II

Acabo de escrever esse texto e já me leva a outro.

Neste nosso ambiente oncologic, raras são as pessoas que se safaram das cicatrizes. 
Quase que com absoluta certeza, posso afirmar que físicas ou emocionais somos marcados diariamente.

E como dói. 

Uma notícia, um procedimento, cirurgias, uma simples aplicação de medicamento. Tudo deixando marcas.

Pela primeira vez vi minha mãe reclamar do aspecto que ficou da cicatriz da cirurgia. Devido a tudo que ocorreu, o vasamento do líquido e etc, não ficou lá grandes coisas. 
Eu simplismente comentei que podemos fazer uma reconstrução. Um pequeno enxerto e será como se nunca esteve ali.

Me julguem quem quiser, mas particularmente, eu gosto de marcas. Acho que já demosntrei isso né. 
No nosso mundinho, cicatrizes são troféus. Batalhas vencidas.

Mas há casos e casos.

Para pacientes de câncer de mama por exemplo, o hospital é responsável pela reconstrução. Ou seja, além de minimizar as marcas, vocês ganha peitões novinhos. Como diria Evelin Scarelli: " Nunca tive peitos e olhe só agora”, e estufou o busto mostrando a prótese. "Já que ia mesmo colocar, pedi para o médico que desse uma caprichada”.
Informe-se com seu medico.

E para finalizar, mais palavras sábias de minha maninha Evelin: 

"Quanto às cicatrizes, elas me servem de lembrança de toda essa linda fase de entendimento e serenidade da minha vida."

Um comentário: